domingo, 18 de setembro de 2011

Nitsavim - Energia Semanal de 18/09 a 24/09

Na porção da Torá desta semana vemos a preocupação que Deus tem para que o povo judeu não se entregue à idolatria. Como em várias outras partes da Torá, Deus pede que não idolatremos falsos deuses.

Mas por que os israelistas – que, como já vimos em textos anteriores, somos nós mesmos – idolatrariam deuses de madeira, de pedra, de prata ou de ouro? Isso não é obviamente uma grande tolice? Por que é preciso que a Torá nos faça declarações tão fortes contra a idolatria e seus males? Será que não somos inteligentes o suficiente para vermos sozinhos que a idolatria não tem sentido nenhum?

A Cabalá sabe que as pessoas podem ser ingênuas. Quando elas estão com medo ou confusas, elas podem chegar a fazer quase qualquer coisa. No desespero, as pessoas podem se virar para entidades físicas que elas creem lhe darão “boa sorte” ou a quem elas atribuem poderes mágicos – ou até divinos. Nestas circunstâncias, as pessoas podem chegar a idolatrar objetos de madeira e de pedra, de prata e de ouro.

Qual é a essência da idolatria? É a atribuição de um falso valor a um objeto. O idólatra é aquele que se convence de que algo falso é verdadeiro. Em geral, como outras pessoas também cultivam estas falsidades, elas realmente parecem ser verdade.

O grande mal da idolatria é acreditar no que é falso e abandonar a verdade. A porção desta semana nos alerta para não cairmos nesta armadilha.

Os demagogos e os especialistas em relações públicas tentam nos fazer crer em coisas que sabemos serem erradas ou desnecessárias; mas quanta gente não sucumbe a estas falsidades. Os marqueteiros e mestres da propaganda fazem a mesma coisa, nos fazem rever valores e acreditar em coisas que, normalmente, não acreditaríamos. E quantas pessoas sucumbem a isso? Quantos não se tornam idólatras?

O texto desta semana pede que tentemos rejeitar as mentiras ao máximo. Na nossa sociedade, existe muita pressão sobre nós para que tenhamos a crença de que ao ter este ou aquele objeto material seremos bem-sucedidos e felizes. Existe muita pressão sobre nós para que acreditemos que esta ou aquela pessoa é sábia, ou grandiosa, só por causa de títulos e honrarias que lhe foram conferidas.

É fácil seguir a manada da multidão e perder a nossa capacidade de julgar as coisas com clareza.

Durante esta semana, vamos tentar não ser idólatras: não vamos avaliar as coisas ou as pessoas de modo equivocado. Vamos tentar avaliar as coisas pelo que elas realmente são — e não pelo que elas aparentam ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário