domingo, 15 de abril de 2012


Tazria e Metsorá - Energia Semanal de 15/04 a 21/04



Esta semana lemos duas porções da semana juntas - Tazria e Metsorá.

Ambas as porções nos falam de uma doença espiritual – chamada Tsaráat – que causava manchas na pele da pessoa contaminada, como uma espécie de lepra.

Para se curar deste mal, a pessoa acometida precisava, entre outras coisas, fazer o sacrifício de dois pássaros.

Pela ótica da Cabalá, tudo o que está na Bíblia tem um significado além do sentido literal. A questão, então, é: o que os pássaros simbolizam e por que eles são necessários para a cura da Tsaarát?

Segundo a tradição, essa doença espiritual acomete a pessoa por três motivos: ou pela prática da difamação (Lashon Hará), ou por causa do orgulho, ou ainda por causa do desejo descontrolado por dinheiro e bens materiais.

Os pássaros, então, aludem às três causas de Tsaarát.

Os filhotes de pássaro ficam o tempo todo abrindo a boca e piando, o que serve como metáfora para aquelas pessoas que falam demais, o tempo todo e, muitas vezes sem pensar no que vão dizer. É isso que constitui o Lashon Hará.

Outra característica dos pássaros, muito relevante em nossa metáfora, é que eles são animais que sempre estão sobre os outros animais. É assim que se consideram as pessoas orgulhosas, sempre acima das outras pessoas; e os bisbilhoteiros e fofoqueiros, que ficam sempre “sobrevoando” a vida dos outros para tentar descobrir alguma coisa.

E, finalmente os pássaros podem caminhar na terra, mas também podem, a qualquer momento, levantar voo e ir embora. Essa é a alusão para aquele que deseja muito o dinheiro e os bens materiais. Geralmente essas pessoas se esquecem de que nossas propriedades podem "voar". Em um momento podemos ter tudo em nossas mãos, e no instante seguinte tudo pode ter voado pelos ares.

Agora, a pergunta mais importante é: por que estes traços humanos, que parecem independentes entre si, são postos justos e considerados causa de uma doença espiritual? Por acaso os três males não se referem só à coisas físicas?

Justamente este é o problema. A pessoa que começa a ter um foco ou um desejo incontrolável por dinheiro demonstra que não entendeu o propósito da vida, e não entendeu que esta vida é mais do que o puramente físico, este mundo em que vivemos. Quando a pessoa não entende que existe algo mais importante do que o material, ela começa a achar que suas posses e seu dinheiro a transformam em uma pessoa melhor que os outros. Em seguida começa a sentir orgulho. E finalmente, por se sentir melhor do que os outros, se acha no direito de menosprezá-los, chegando ao último mal, o Lashon Hará.

Por isso esses três males foram relacionados na Torá e definidos como causa de uma doença espiritual, pois eles revelam uma profunda falta de entendimento da vida e de saber da prioridade ao que realmente importa neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário