domingo, 27 de maio de 2012

Nassô - Energia Semanal de 27/05 a 02/06


Uma das coisas mais "estranhas" da Porção Semanal de Nassô é o relato repetitivo de todos os príncipes das tribos de Israel, e as oferendas que eles trouxeram em conjunto para inaugurar o Tabernáculo, onde se faziam sacrifícios para D”us.

Apesar de cada príncipe ter trazido exatamente a mesma coisa que seu antecessor, a Torá detalha cada uma das oferendas com exatidão: ela não economiza nos detalhes e nem abrevia o seu relato. Assim, por doze vezes a Torá afirma meticulosamente o nome do príncipe, a tribo a que ele pertencia, e o presente que ele trouxe, mesmo que suas oferendas fossem idênticas.

Por que a Torá optou por relatar doze vezes a mesma coisa? A resposta é: para dar a cada príncipe e sua tribo o seu lugar sob os holofotes.

O Rabi Pessach Krohn, no primeiro livro de sua série de contos judaicos, relata a história do Rav Yitschac Elchonon Spektor, o Rav Kovno.

Segundo a lei russa, todos os jovens eram obrigados a se alistar no exército. Além da óbvia ameaça constante de morte, manter qualquer observância religiosa no exército era praticamente impossível. A única saída para isso era a isenção do serviço militar.

Yaakov, um aluno que era muito amado por seu rabi, o Rav Kovno, solicitou isenção militar. A capital, Moscou, não respondeu imediatamente ao pedido, e os amigos de Yaakov, juntamente com o seu amado Rebe, diariamente ficavam esperando por qualquer notícia sobre a isenção de Yaakov, para saber se ela tinha sido aceita.

Uma certa tarde, o Rav Kovno estava envolvido em uma disputa rabínica. Ele estava com mais dois rabinos tentando resolver um problema jurídico complexo que envolvia dois ricos comerciantes da comunidade. Ambos os lados estavam dispostos a um acordo e por horas os três rabinos tentaram encontrar uma solução amigável para o caso.

De repente, a porta se abriu e um rapaz enfiou a cabeça para dentro do quarto. Assim que ele viu o Rav Kovno, disse com entusiasmo: "Rabi! Acabamos de receber a notícia! Yaakov foi liberado do exército!" O Rav Kovno deu um suspiro de alívio e disse com um sorriso radiante: "Que Deus o abençoe por trazer essa maravilhosa notícia. Que você possa merecer longos anos e boa saúde. Obrigado do fundo do coração!"

O rapaz saiu sorrindo, contente por ter feito o seu rebe tão feliz. Imediatamente os rabinos retomaram as deliberações em uma tentativa de resolver o assunto legal que discutiam.

Poucos minutos depois, outro estudante abriu a porta. Sem saber que seu rebe já sabia da notícia, ele se desculpou por interromper a reunião, dizendo que tinha algo muito importante para compartilhar. Em seguida, ele anunciou com alegria "Rebe, ficamos sabendo que o Yaakov foi liberado!"

O Rav Kovno respondeu com o mesmo entusiasmo da primeira vez. "Que maravilha! Que Deus o abençoe por trazer essa maravilhosa notícia. Que você possa merecer longos anos e boa saúde. Obrigado do fundo do coração!"

O rapaz fechou a porta e saiu, radiante de alegria por ter feito o seu rebe tão feliz.

Cinco minutos depois, ainda um terceiro garoto entrou na sala. "Rebe, você ficou sabendo? O Yaakov foi liberado!" Mais uma vez o Rav Kovno abriu um largo sorriso e abençoou o menino pela maravilhosa notícia. Ele o agradeceu e o abençoou exatamente da mesma maneira com que fizera com os rapazes anteriores.

Por seis vezes meninos diferentes vieram com a mesma notícia, cada um imaginando a felicidade que seu rebe sentiria com a notícia, e cada um sem saber que os outros tinham vindo antes lhe contar a notícia. O Rav Kovno sorria para cada um dos meninos, expressava sua gratidão e o fazia se sentir tão importante como se ele fosse o primeiro a lhe dar as boas novas.

A atenção a um ser humano é uma das mais importantes lições que podemos aprender desta energia semanal. É justamente por conta disso que o Rabi Itschac agiu como agiu e a Torá repetiu o nome de cada líder da tribo com o mesmo entusiasmo. Tudo para nos ensinar a importância do respeito aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário